02.00. Relatório Relativo a Serviços:
02.01. (Back-log) (BACK):
O (Back-log) é o número expresso em semanas que a Setor executante/oficina tem para executar todas as OS’s pendentes, dependendo da seleção que foi feita na tela inicial.
Na tela inicial pode-se obter o (back-log), por Setor executante, centro de custo, por situação (programáveis ou não impedidas por depender de material etc.), incluindo ou excluindo chaves de seleção etc.
O sistema dependendo da definição acima vai verificar todas as OS’s pendentes e calcular os homens-horas pendentes, descontando os homens-horas já apropriados (reais) para as OS’s e dividirá pelo número de homens-horas disponíveis por semana, daquela Setor Executante, considerando os empregados que apropriam horas, de acordo com o cadastro de pessoal. O resultado será em número de semanas que a seção está empenhada.
Se no Cadastro de Pessoal no Módulo Recursos/Despesas o empregado estiver marcado como apropria cartão é considerado para efeito do cálculo do Relatório Gerencial de “Backlog”, como mão-de-obra disponível para execução de serviços. Se Não o empregado que não executa efetivamente trabalhos no campo, por exemplo, administrativos do serviço e supervisores. Esses não são considerados no cálculo de mão-de-obra disponível semanal para o Relatório Gerencial de “Backlog” ou empenho de mão-de-obra.
É considerado um número normal para a média de todos os serviços não sistemáticos pendentes de corretiva um “back-log” de aproximadamente em média de 2 a 3 semanas de pendência. Isso depende da característica e tipo de negócio da empresa. Ou seja, se não for emitida nenhuma OS, no número de semanas indicado no “back-log” serão concluídas todas as OS’s pendentes não sistemáticas. Para serviços sistemáticos é conveniente não ter mais de 1 semana de “backlog”, assim todos os serviços planejados, programados e emitidos serão realizados na semana de execução.
É possível gerar um relatório gráfico tipo Pizza ou de Barras, com indicação dos setores executantes com percentual de semanas emprenhadas em relação ao total de semanas empenhadas de toda a equipe.
O relatório apresenta o valor numérico de número de semanas empenhadas e pendentes para concluir os serviços por Setor Executante de Serviços.
IMPORTANTE:
No total geral são apresentadas 2 opções:
- Com os hh´s pendentes de todos os Setores Executantes de Serviços (Valor A), os hh´s disponíveis por semana para todos os Setores Executantes (Valor B) e o total de semanas empenhadas e pendentes através da divisão do Valor (A) pelo Valor (B), com resultado em número de semanas para concluir todos os serviços com todos os recursos disponíveis.
Sabemos que esse resultado de valor total de semanas não é uma verdade absoluta, porque o total de hh disponível certamente não tem capacidade de realizar todo o hh pendente, em razão de conter serviços de todas as especialidades. Mas pode ser adotado como um número indicador comparativo de tendência global. Portanto deve ser analisado em conjunto com a tendência do backlog em semanas de cada Setor Executante.
- Baseado na média aritmética dos resultados de Backlogs dos Setores Executantes, com soma de todos os valores e dividindo pelo número de Setores Executantes.
Observação importante:
Para que o Relatório de Backlog produza resultado correto é importante que todas as OS´s pendentes tenham hh previsto maior que o hh real apropriado, para representar a existência ainda de serviço pendente de execução e considerar as OS´s nessa contabilização de backlog.
